BITMAP vs. PIXEL - resolução de imagens para impressão...

fonte de ref.: vector-conversions.com







Resultado de imagem para bitmap vs vector
















Resolução:
É a quantidade de pontos ou linhas que formam uma imagem.
A imagem é criada em nossos olhos através de fótons, que possuem comportamentos de ondas, que estão inseridos na luz, então entram por nossos olhos e chegam à retina, onde há cones e bastonetes que transformarão, com ajuda da fóvea, as ondas em impulsos elétricos. O cérebro interpretará as cores e imagens de acordo com experiencias anteriores que tivemos. 

Então podemos dizer que tudo é uma ilusão.



fonte de ref.: vector-conversions.com


Agora vamos falar disso nos computadores.

O monitor, todos eles são formados por pequenos pontos a qual chamamos de pixels, cada tipo de monitor faz pixels de formas diferentes, o LCD por exemplo, usa pequenos cristais presos a fios minusculos, o CRT usa fósforo, etc. Ok, mas bem, a resolução do monitor está definida em ppi (pixels per inch) isso condiz com os pontos em que estamos acostumados de 1024x768, 800x600, etc. Agora, você já deve estar por dentro quanto a formações das cores e etc, vamos nos conscentrar agora na impressão.
Não existe exatamente uma quantidade de dpi (dots per inch) em uma imagem para impressão, isso vai variar de acordo com o tamanho da imagem e qualidade da impressora, lembre-se que mesmo que a imagem tenha 72 dpi ou a imagem tenha 500 dpi a impressora pode imprimir só até em uma quantidade de pontos previamente configurada. O ideal não é de jeito nenhum 300 dpi, o ideal varia de acordo com o que você precisa. 300 dpi é sim, o mínimo recomendado, mas nem sempre é possível. Quanto maior for a impressão que você fizer e ela necessite de qualidade maior, então deve ser feita e trabalhada com uma quantidade de dpi maior também.


Quando você diminui a imagem ela ganha em dpi, mas quando aumenta ela perde dpi, tem alguma manha?

NENHUMA DAS DUAS COISAS ACONTECEM. Quando você diminui a imagem ela não perde em dpi, DPI consiste no espaço de pontos a serem impressos, a imagem aumentada ou diminuida, vão ser impressos a mesma quantidade de pontos por polegada que antes. Por exemplo. você diminui uma imagem de 21x14 de 300 dpi para uma imagem de 7x3 ela continua tendo 300 dpi, ainda serão 300 pixels por polegada, a mesma coisa ocorre se eu aumentar a imagem para 42 x 28, vai continuar com 300 dpi, se por acaso o dpi diminuisse, nesse ultimo caso, você veria espaçamentos largos entre os pontos.


Agora, o que vai acontecer quando a imagem é ampliada então?
A imagem é feita em uma resolução específica, para ficar cada ponto em seu lugar, caso ela seja ampliada duas coisas podem acontecer.
1 - Ela vai aumentar os tamanhos da imagem PREENCHENDO pontos adicionais com os pixels aumentados, ou seja, os pixels não aumentam, simplesmente vai necessitar mais pixels para fazer um quadrado. Aumente uma imagem no paint do windows que você vai entender isso melhor.
2 - O programa criará interpolação, ou seja, irá criar novos pixels a partir dos pixels próximos, criando uma impressão de suavidade e embaçamento, mas diminuindo os danos e suavizando os pontos (não pixels) aumentados. É o que acontece quando você aumenta no Photoshop por exemplo.


Uma boa dica é você, quando ampliar uma imagem, usar um programa como o Photoshop, aplicar um desfoque de superfície e depois aumento o contraste, isso disfarçará os defeitos nos pixels, escurecendo e redefinindo os tons. Mas não é 100%.
Se você tem que fazer um outdoor por exemplo, e a imagem que te passaram está em 150 dpi (na área do outdoor ela vai ficar minúscula), como aumentar?
Depende. Outdoors têm propriedades que variam do tipo de impressão do mesmo. A maioria dos outdoors são criados através de rosetas muito grandes, que ao ver de longe parece uma imagem bem definida, e ao perto você nota claramente as rosetas. Então como posso me basear em algo tão minúsculo como polegadas? O outdoor não é feito para ver de perto, então ele não exige tanta qualide, salvo algumas excessões. Então é perfeitamente possível fazer um outdoor ou um trabalho de lona próprio para se ver de longe com uma qualidade não muito alta de dpi, pois independentemente da imagem, não será importante que cada haja tantos pontos em uma polegada, chegue perto de um outodoor e com uma régua conte os pontos em uma polegada. Você só deverá tomar cuidado para a foto não ficar quadriculada. Quanto a aumentar, siga a dica que eu dei anteriormente. Lembre-se que deves abrir um arquivo novo na resolução desejada e arrastar as imagens em resolução dinstintas para o arquivo em questão.

Caso precises de fotos grátis, profissionais e licenciadas, com 300dpi procure:
http://www.morguefile.com http://www.sxc.hu (precisa se cadastrar gratuitamente)
Para entender mais de gráficas e tipos de papel, visite as gráficas, com certeza você será bem recebido, procure uma gráfica grande como a gráfica Santa Marta, por exemplo, eles lhe mostrarão papéis e alguns exemplos de paletas, talvez até consigas uma (eu consegui), para auxiliar na impressão. Procure visitar uma gráfica em produção e acompanhe as fases de produção para que possas entender os tipos de impressoras e chapas. Estude também sobre post script, será muito útil.

Quanto aos tipos de finalização, suspeite quando alguém lhe pedir JPG. JPG é um tipo de compactação para imagem que junta determinados pixels, o que vai diminuir muito a qualidade da imagem impressa. Arquivos JPGs criam juntam os tons mais parecidos da imagem, ou seja, um laranja claro e escuro, podem se juntar e todos os pontos claros e escuros se tornarão médios, não é muito importante no monitor, mas é muito notável na impressão. O correto com imagens é salvar em Formatos TIFF, onde não haverá compactação, exceto que queiras. Arquivos finalizados, por definição, são arquivos que não podem ser modificados, então, para ter CERTEZA de que não haverá mudanças indesejadas em seus projetos, mande para gráficas arquivos PDF ou EPS, saiba configurar bem suas imagens para não teres surpresas indesejadas. Estude um pouco mais sobre os dois.
A melhor opções de livros sobre o assunto de impressão são os próprios livros para PROGRAMAS DE DIAGRAMAÇÃO e finalização.

Procure pelos guias oficiais do Quark Express, do Adobe Acrobat Professional (muito bom) e do Adobe InDesign.

O do Corel Design é péssimo.

Boa Sorte




No comments: